O Espanhol Paraguaio, Peruano e Porto-Riquenho (5).

puertorico

Puerto Rico

O Espanhol usado em Paraguay ao igual que nas províncias argentinas de Misiones, Corrientes, Formosa e Chaco se caracteriza por ter fortes influenças do guarani. Paraguay é o único país hispano-americano com a majoria da sua população bilíngue. O Espanhol paraguaio não difere demasiado em sua forma escrita do resto do espanhol do Cono Sul.

Espanhol Peruano:

No Espanhol falado em Peru há dois formas características da fala.

A primeira é a ribereña propriamente tal e a modalidade central ou limenha, cuja origem foi na cidade de Lima onde se irradiou a tudo o litoral. Lima foi entre 1535 e 1739 a capital do império espanhol em Sul-América desde onde se irradiava a cultura e sua fala se converteu na mais castiça por ser lá a sede da famosa Universidade de São Marcos de Lima e ao fato de que foi a cidade que contou com o major número de títulos nobiliários de Castilha fora da Espanha.

A outra variedade principal do espanhol do litoral do Peru é a aparecida logo da penetração dos hábitos linguísticos da serra e do âmbito rural às cidades do litoral e a própria Lima.

Poderia-se catalogar a esta língua de sub-culta e é hoje em dia a que fala a juventude e as grandes majorias residentes na capital.

Espanhol Porto-Riquenho:

O espanhol porto-riquenho é o dialecto do idioma espanhol usado em Puerto Rico.

Distingue-se pela aspiração do /s/ final ou interconsonântica ao final de sílabas (transformando /adiós/ em /adioh/ ou /horas/ em /horah/), a elisão das dentais nos sufixos -ado, -edo e -ido e seus correspondentes formas femininas -convertendo-se em -ao, -eo e -ío-, e a perdida da oposição fonológica entre /r/ e /l/, que resultam alófonos, permitindo tanto a forma /señol/ como /señor/ ou /Puelto Rico/” como /Puerto Rico/.

======

Joaquim

http://www.espanholparavoce.com.br

Anúncios

Sobre Joaquín Angel

Nasci e me formei como Mestre Industrial em Valencia na Espanha, realizei estudos de Ciências Empresariais e Econômicas na Universidade de Valencia. Autodidata, gosto muito da leitura e do ensino do espanhol no Brasil, atividade que venho fazendo desde 2006 quando comecei dar aulas no grupo da igreja e desde 2007 de forma profissional. Nos últimos anos tenho ministrado aulas a multitude de alunos em escolas, grupos e aulas particulares VIP, também tenho ministrado vários cursos para Universidade do trabalhador da Prefeitura de Sorocaba etc.
Esta entrada foi publicada em Aprender espanhol com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s