O espanhol falado em México (2).

Espanhol Mexicano: 

mexicoA forma ou dialecto do espanhol falado em México principalmente na zona centro apresenta um substrato indígena principalmente nahuatl, sobre o que se depositou a língua castelhana. Porem, se bem no léxico sua influença é inegável, apenas se deixa sentir no terreno gramatical.

No vocabulário, além dos “mexicanismos” que têm enriquecido a língua espanhola (como jícara , petaca, petate aguacate, tomate, hule, chocolate etc.) O espanhol de México conta com muitos “nahuatlismos” que lhe conferem uma personalidade léxica própria.

Pode acontecer que a voz nahuatl coexista com a voz espanhola, como nos casos de cuate e “amigo”, guajolote e “pavo”, chamaco e “niño”, mecate e “reata”, etc. Em outras ocasiões, a palavra indígena difere ligeiramente da espanhola, como nos casos de huarache, que é um tipo de sandália; tlapalería, uma variedade de “ferretería”, molcajete, um “mortero” de pedra, etc.

Espanhol Mexicano do Norte:

O espanhol usado no norte de México (Chihuahua, Sonora, Nuevo León, Sinaloa y Coahuila) se diferencia de outras regiões de México principalmente na entonação das palavras (acento nortenho). Conserva as mesmas diferenças que têm o dialecto mexicano com respeito ao espanhol peninsular (o uso universal do pronome pessoal ustedes para situações formais e informais, o “seseo” e o “yeísmo“).

==============

Joaquim

http://www.espanholparavoce.com.br

Anúncios

Sobre Joaquín Angel

Nasci e me formei como Mestre Industrial em Valencia na Espanha, realizei estudos de Ciências Empresariais e Econômicas na Universidade de Valencia. Autodidata, gosto muito da leitura e do ensino do espanhol no Brasil, atividade que venho fazendo desde 2006 quando comecei dar aulas no grupo da igreja e desde 2007 de forma profissional. Nos últimos anos tenho ministrado aulas a multitude de alunos em escolas, grupos e aulas particulares VIP, também tenho ministrado vários cursos para Universidade do trabalhador da Prefeitura de Sorocaba etc.
Esta entrada foi publicada em Aprender espanhol com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s