O que são as “Tapas”?

barra

Bar de tapas.

Se diz que Espanha tem o maior número de quilômetros lineais de barra de bar do mundo. Depois do futebol, pode se  considerar o ” Tapeo” ( ação de comer tapas ) o “deporte” mais praticado pelos espanholes.

Vamos primeiro  com a definição de Tapa:

A Real Academia da Língua Espanhola diz que a tapa é uma ” pequena porção de algum alimento que serve como acompanhamento de uma bebida”.

Teorias sobre origem da tapa.

São varias especulações que existem sobre a origem da tapa e poderia-se escrever um livro sobre isso, mais vamos ver apenas uma das tantas teorias que me pareceu bem pitoresca:

venta

Venta El Ventorrillo del chato.

Tem quem afirma que foi o rei  Alfonso XII quem em uma visita na “venta El Ventorrillo del chato” (tipo de restaurante) entre as cidades de Cádiz e São Fernando, deu origem a tapa: pediu uma taça de vinho e de repente começou  um vento forte que invadiu a venta. Para evitar que o pó e os insetos entraram na bebida, o garção pôs encima da taça do rei uma fatia de jamón a modo de “tampa”. A ideia gostou tanto ao monarca que repetiu….

Rápidas y variadas

variadas

Tapas variadas.

calamares

Calamares a la romana, (lula em anel). Típica tapa española.

Frente aos pratos de comida tradicionais, as tapas apresentam varias ventagens: são mais ligeiras, rápidas de se fazer e  permitem comer uma grande variedade de alimentos em apenas uma”sentada” ( expressão espanhola que significa de uma sola vez).
Embora que ao principio as tapas reduziam-se a fatias de frios , queijos, acetonas ou frutos secos, hoje são objeto da cozinha mais elaborada. Cozinheiros como Ferrán Adriá tem encontrado na tapa outra expressão de suas tarefas culinárias. As mais originais e inovadoras tapas de “design” se somam às de refogados, “montaditos”, (pequenas porções uma encima da outra) etc. A variedade das mesmas  é imensamente grande.

ferran

Ferrán Adriá.

Seu preço mais baixo que de um prato de comida tradicional, é outra das ventagens que apresentam as tapas. E embora que antigamente as tapas se comiam antes do almoço, atualmente representam em si mesmas  o almoço saciando a fome dos comensais.

A dimensão social das tapas é, finalmente, um dos maiores atrativos das mesmas. “Tapear” tem se convertido em um dos entretenimentos principais em na Espanha. A dilatação do almoço entre tapa e tapa favorece a conversa, a digestão e as relações sociais.      gente

Tudo um luxo gastronômico ao alcance de todos.

Abraços

Joaquim

http://www.espanholparavoce.com.br

Anúncios

Sobre Joaquín Angel

Nasci e me formei como Mestre Industrial em Valencia na Espanha, realizei estudos de Ciências Empresariais e Econômicas na Universidade de Valencia. Autodidata, gosto muito da leitura e do ensino do espanhol no Brasil, atividade que venho fazendo desde 2006 quando comecei dar aulas no grupo da igreja e desde 2007 de forma profissional. Nos últimos anos tenho ministrado aulas a multitude de alunos em escolas, grupos e aulas particulares VIP, também tenho ministrado vários cursos para Universidade do trabalhador da Prefeitura de Sorocaba etc.
Esta entrada foi publicada em Aprender espanhol com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s