Festas na Espanha: Las Fallas de Valencia.

falla

Monumento fallero

Uma das festas mais conhecidas a nível mundial possivelmente  sejam “Las Fallas” de Valencia. Mesmo que no Brasil apenas sejam conhecidas, aproveito desde este humilde blog para falar sobre elas.

A festividade das “Fallas” se celebram desde o dia 15  até o dia 19 de Março dia de São José, e que na Espanha neste mesmo dia também se comemora o dia dos pais.

decoraçaolamapadas

Decoração de rua com lâmpadas coloridas.

Em todos os bairros valencianos, nas encruzilhadas principais  se “plantan” monumentos feitos de madeira e papelão que representam , em tono cômico, situações da atualidade local, nacional e internacional. As ruas ficam decoradas com lâmpadas  e bandeiras coloridas. Toda a festa vira em torno aos monumentos e estes competem entre eles nos bairros com o mesmo padrão de orçamento.

ninot indultado

“Ninot indultat” ( Figura salva de ser queimada)

pasacalles

“Pasa-calles” ( desfiles pelas ruas da cidade)

Os “falleros/as” vestidos com seus trajes típicos fazem festas no         “Casal” ( local de baile, comidas, jantas etc. ) e “pasa-calles” ( desfile pelas ruas)com bandas de música animando o ambiente , e invadem o centro da cidade para fazer oferta de flores a Virgem dos Desamparados, patroa  da cidade.

ofrenda2

Manto de flores feito das ofertas dos falleros e falleras.

Outro elemento caraterístico das “fallas” são os fogos de artificio: “despertás, mascletás” e “castillos nocturnos” mantem o barulho em tono alto nos cinco dias  intensos de festa onde a vida laboral da cidade fica totalmente paralisada.

mascleta

“Mascletá” Fogos de artificio lançados as 14,00 horas em quase todos os bairros da cidade.

A festa termina as 12 horas da noite do dia 19 com a queima de todos os monumentos, pensando e planejando  já, em como será a festa do próximo ano.

quema

“Cremá” Queima de todos os monumentos.

No dia seguinte a cidade recupera a normalidade como se nada tiver acontecido.

Abraços

Joaquim

http://www.espanholparavoce.com.br

Anúncios

Sobre Joaquín Angel

Nasci e me formei como Mestre Industrial em Valencia na Espanha, realizei estudos de Ciências Empresariais e Econômicas na Universidade de Valencia. Autodidata, gosto muito da leitura e do ensino do espanhol no Brasil, atividade que venho fazendo desde 2006 quando comecei dar aulas no grupo da igreja e desde 2007 de forma profissional. Nos últimos anos tenho ministrado aulas a multitude de alunos em escolas, grupos e aulas particulares VIP, também tenho ministrado vários cursos para Universidade do trabalhador da Prefeitura de Sorocaba etc.
Esta entrada foi publicada em Aprender espanhol com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s